Revista ConstruChemical - Edição 30

REVISTA CONSTRU CHEMICAL 15 PIGMENTOS Lanxess concede terceiro prêmio internacional de arquitetura RUDY RICCIOTTI VENCE O COLORED CONCRETE WORKS AWARD 2017 A empresa de especialidades químicas Lanxess apre- sentou em Berlim, no mês de maio, a terceira edição do Colored Concrete Works Award, premiando o renomado arquiteto que alcançou algo único no uso de concreto co- lorido. Este ano o prêmio contemplou Rudy Ricciotti pelo seu projeto “Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée” (MuCEM) emMarselha, no sul da França. O edifício foi construído com um total de 1.100 metros cúbicos de concreto pré-fabricado e 250 metros cúbicos de concreto in situ. O tom cinza-escuro foi proporcionado pelos pigmentos Bayferrox 330 eBayferrox 318 da Lanxess. Na cerimônia de premiação, ocorrida nas instalações da empresa, emBerlim, JoergHellwig, líder global daunidade de negócios de Pigmentos Inorganicos (IPG), elogiou o projeto diante de uma platéia de convidados que repre- sentavam os setores da construção civil, governo e mídia especializada: „A estrutura contemporânea e elegante de Ricciotti combina perfeitamente como ambiente histórico do porto de Marselha. Por essa razão, o ‘Musée des Civili- sations de l’Europe et de la Méditerranée’ representa um símbolo da simbiose entre o tradicional e o moderno. Ao mesmo tempo, ele une a estética à funcionalidade. Por meio da nossa iniciativa Colored Concrete Works, quere- mos homenagear obras arquitetônicas únicas, como esta, alémde enfatizar a importância do concreto colorido.“ O segundo lugar foi para Nils Buschmann e Tom Friedrich pelo projeto „Residential buildings at the Old Locomotive Depot“, em Berlim. O terceiro lugar foi para o professor Vasáros Zsolt por seu projeto „Rudapithecus Látványtár“, o museu Spectacle Rudapithecus of Monkey Island emRudabánya, Hungria. COMPOSIÇÃO DE SIGNIFICADO, FUNÇÃO E COR A unidade de negócios de Pigmentos Inorgânicos lançou o prêmio mundialmente em novembro de 2016. Arquitetos foram convidados a apresentar projetos de construção em qualquer lugar do mundo até 10 demarço de 2017. Qualquer projeto poderia participar, des- de que o edifício fosse em concreto colorido com pigmentos inorgênicos de óxido de ferro ou cromo e não tivesse mais de 5 anos De todas as obras, o “Musée des Civilisations de l’Europe et de laMédi- terranée” (MuCEM) foi o projeto vencedor. Omuseu é umdos mais espe- taculares da França e está entre os 50 mais visitados do mundo. Os aspectos de função e de coloração também influenciaram a decisão dos jurados. A estrutura de concreto como uma malha arejada que envol- ve o MuCEM recebe o sol provençal de braços abertos, criando efeitos de luz únicos. Situado no extremo exterior de Old Port, no centro cultural e histórico de Marselha, oMuCEM, com sua cor escura, contrasta de forma atrativa como bege do histórico Fort Saint Jean, que guarda a entrada para o porto. Nesse local de importância histórica, o edifício de Ricciotti traça sua própria identidade a partir de uma cartilha emuma área quadrada de perfil horizontal. Ricciotti tinha todas as placas pré-fabricadas e 384 painéis produzidos e preparados perto do canteiro de obras a fim de minimizar o impacto am- biental, mantendo as distâncias curtas e melhorando a identificação dos moradores locais comomuseu, empregando artesãos e especialistas locais. A bancada internacional de especialistas que selecionou o “Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée” como o projeto vencedor deste ano incluiu: Ralf Niebergall, vice-presidente da Câmara Nacional Alemã de Arquitetos, Ulrike Kunkel, editor-chefe da Deutsche Bauzei- tung, Tobias Walliser, fundador do Laboratory for Visionary Architecture, Bernd Heuer, presidente da Associação Agenda4, uma rede de empresas e universidades das indústrias de construção e imobiliária, e os especialistas empigmento da Lanxess, Thomas Pfeiffer e Carsten Rosenhahn. LEVEZA AREJADA E PERMANÊNCIA SÓLIDA Ricciotti escolheu o concreto preto como omaterial de construção ade- quado para este projeto. Construído comconcreto de altíssima resistência, o edifício mostra como a leveza arejada e a maciça permanência podem ser unidas emum grande esplendor tecnológico. Era essencial para Ricciotti que seu edifício singular não competisse com o forte, mas que se destacasse do seu entorno. Ao mesmo tempo, ele queria garantir que a aparência e a textura da superfície permanecessem impecáveis a longo prazo, apesar de influências climáticas, como o ar úmi- do e salgado do oceano. Em um local como este, um revestimento convencional jamais apre- sentaria suficiente durabilidade. Por isso, o arquiteto decidiu colorir integ- ralmente o concreto com os pigmentos Bayferrox 330 e Bayferrox 318 da Lanxess. Devido à sua estabilidade à luz e resistência a intempéries, estes pigmentos coloridos são especialmente adequados ao tempo de vida útil esperado do concreto, ou seja, pelo menos 100 anos.

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