quantiQ

Movimento Construção Saudável e Sebrae promovem jornada de palestras sobre os desafios da responsabilidade social na construção civil

11/05/2023 - 10:05

A jornada traz temas como liderança, moradia, saúde mental, ESG e mapeamento das mulheres na Construção; as palestras serão realizadas de forma híbrida, com inscrições gratuitas

O Movimento Construção Saudável, em parceria com o Sebrae, promoverá uma jornada de palestras sobre os desafios da responsabilidade social na Construção Civil, em formato híbrido (presencial e online), entre os dias 22 de maio e 1° de junho. O evento acontece nos auditórios do Sebrae Tatuapé e conta com o apoio da FAM (Faculdade das Américas), Habitat para a Humanidade Brasil e Hoff Analytics. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

As palestras têm como objetivo criar um espaço de compartilhamento sobre as melhores práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor. As empresas que investem em ESG buscam equilibrar lucro com sustentabilidade e responsabilidade social, levando em conta questões como mudanças climáticas, direitos humanos e transparência.

“Sabemos que o setor da construção civil tem avançado muito na adoção de práticas mais sustentáveis e que levem em conta também a questão social. Mas temos consciência de que há um longo caminho pela frente. Portanto, este será um espaço de partilha, para que, de forma conjunta, o setor consiga deixar um impacto cada vez mais positivo para o mundo e para as pessoas”, comenta o diretor executivo do Movimento Construção Saudável, Júlio César Barbosa.

A promoção e chancela do Sebrae ao evento sinaliza a importância dos temas para o empreendedor e para o trabalhador. “A parceria com o Sebrae tem sido fundamental para proporcionar mais informação a um maior número de pessoas em todo Brasil”, afirma Júlio.

De acordo com o GBC Brasil (Green Building Council), ONG (Organização Não Governamental) que promove certificações em território nacional, prédios sustentáveis com certificação LEED, por exemplo, conseguem reduzir em 40% o consumo de água, 30% o de energia elétrica, 35% a emissão de dióxido de carbono e 65% a geração de resíduos. Em relação à diversidade, os avanços também são necessários. As mulheres representam apenas 19% dos profissionais da ativa, segundo o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

Programação

Durante os seis dias de evento, serão abordados temas como habitação social, saúde, equidade de gênero e sustentabilidade. A primeira palestra acontece em 22 de maio (segunda-feira), das 14 às 16 horas, com o tema ESG na construção civil. Já no dia 24 de maio (quarta-feira), também das 14h às 16h, o encontro será sobre o Mapeamento das Mulheres na Construção Civil, ambos com transmissão online.

Em 29 de maio (segunda-feira), acontecem duas palestras: a primeira, das 14 às 15h30, terá como tema Moradia Saudável e Comunidades; já das 15h45 às 17h15, a palestra será sobre Saúde Empreendedora, ambas de forma presencial no Sebrae Tatuapé.

O evento segue no dia 31 (quarta-feira), das 14 às 18 horas, com palestra sobre Liderança e Comunicação e Atividade OPP (Oficina de Planejamento Participativo), um momento de oitiva do cliente sobre o que podemos construir em conjunto com no que diz respeito aos novos programas, eventos e capacitações dos empresários em potencial. O encerramento será em 1° de junho, também das 14 às 18 horas, com a apresentação dos resultados da OPP e dos produtos do portfólio Sebrae, também no Escritório Regional do Tatuapé.

Serviço:

Construção Civil e Responsabilidade Social (ESG)
Data: de 22 de maio a 1° de junho
Horário: confira a programação completa aqui
Local: Auditório do SEBRAE Tatuapé - Rua Itapura, 270, 43, Vila Gomes Cardim, São Paulo
Ingressos pelo Sympla: Clique aqui

  Mais notícias