quantiQ

Vedacit conquista selo de qualidade IBELQ

30/05/2023 - 13:05

As mantas asfálticas e as fitas adesivas contam agora com a certificação

A Vedacit, líder no mercado de impermeabilização, acaba de conquistar o selo de qualidade IBELQ (Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação) com dois produtos certificados: Vedacit Fita Multiuso e Vedacit Manta Asfáltica (tipo A e B). O Instituto atende aos padrões do Programa de Qualidade IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização) de Produtos Impermeabilizantes, o PQ-IBI, programa que certifica produtos fabricados pelos associados de acordo com as normas técnicas da ABNT.

A aprovação é feita por especialistas que atestam o alto padrão de qualidade das soluções e que a empresa adota boas práticas de produção. “O selo de qualidade do IBELQ demonstra o comprometimento da Vedacit com os clientes e com toda a sociedade. Estamos atentos ao processo produtivo, à seleção dos fornecedores, à matéria-prima utilizada, incluindo o desenvolvimento de novos produtos até as embalagens”, afirma Luis Fernando Guggenberger, executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.

Todo o processo de validação bem como o gerenciamento e acompanhamento dos ensaios técnicos e trâmites documentais é efetuado pelo IBELQ e validado pelo CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). “O selo IBELQ é importante para o construtor, que não precisa mais ensaiar produtos fornecidos para a obra, uma vez que o produto está certificado. Basta entrar no site do IBI e conferir”, ressalta Regina Kazimour, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Vedacit. O próximo passo da Vedacit é certificar outras soluções para atestar e garantir ainda mais a qualidade do seu portfólio de produtos.

Processo de certificação

As empresas solicitam ao IBI a certificação e, com os trâmites de contratação finalizados, o IBELQ faz uma visita à fábrica verificando todo o processo de produção e de verificação da qualidade. Após a análise da documentação e do processo, o Instituto retira do estoque duas amostras que são lacradas e enviadas a um laboratório credenciado pelo INMETRO. No local, é feito o ensaio e os testes solicitados pela norma. Com a aprovação, o fabricante recebe a certificação do respectivo produto informando exatamente o seu nome comercial e a planta em que foi produzido esse material.

A certificação é válida por um ano e, a cada seis meses, o processo é refeito, seguindo o mesmo padrão. As empresas fabricantes de manta asfáltica e fita asfáltica autoadesiva, baseadas respectivamente nas normas: ABNT NBR 9952, ABNT NBR 11905 e ABNT NBR 16411, podem participar do processo de certificação. O IBI se prepara para que, em breve, outros produtos possam participar, tão logo a revisão das normas seja validada pela ABNT.

  Mais notícias