quantiQ

OrçaFascio lança solução para projetos estruturais integrado a softwares da Autodesk

08/12/2023 - 10:12

O plugin OF Estrutural OrçaFascio automatiza o detalhamento das estruturas, otimizando tempo e recursos

A OrçaFascio, construtech líder em tecnologia para orçamentos de obras, anunciou a chegada de mais uma nova solução para contribuir com a inovação do setor. Com o OF Estrutural, plugin voltado para o projeto estrutural da obra, é possível, ao mesmo tempo, ir documentando e criando um modelo computadorizado da estrutura planejada, realizando simulação de uma construção de verdade que permite uma melhor precisão e agilidade para extração de tabelas, lista de materiais e até de orçamentos a partir do método BIM, podendo reduzir o tempo de detalhamento da estrutura em até 80%.

Atualmente, o Revit e o TQS, softwares BIM para arquitetura, urbanismo, engenharia e design, são os principais aliados dos projetistas para desenvolver o projeto da estrutura de maneira mais eficiente e ágil. Porém, mesmo com o uso da ferramenta, o detalhamento checa um elemento por vez, e esse processo leva horas. O OF Estrutural é um plugin desenvolvido pela OrçaFascio que automatiza o detalhamento, uma vez que o engenheiro alimenta o plugin dentro do Revit, apontando qual é a estrutura e assim o sistema replica para tudo que for igual. 

“O que estamos fazendo é transformar um dos trabalhos mais difíceis, cansativos e passíveis de erro do engenheiro em algo muito mais automatizado. Nossa estimativa é que ao invés desse profissional passar uma semana trabalhando no projeto, consiga fazer esse mesmo trabalho em apenas uma tarde usando o plugin. Estamos trocando uma quantidade gigante de horas de dedicação por uma otimização do tempo desse profissional, deixando também o detalhamento do projeto o mais claro possível para que os engenheiros na obra evitem erros e falhas na estrutura”, explica Antonio Fascio, CEO e fundador da OrçaFascio.

Um dos principais objetivos da solução é garantir que o projeto estrutural esteja o mais claro possível quando chegar na construção já que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Autodesk, 52% do retrabalho em canteiros de obra é causado por falta de dados. Essa tecnologia pode atuar diretamente nesse aspecto, reduzindo drasticamente erros desnecessários.  

Um exemplo para ilustrar é o modo como o plugin informa a distância entre as colunas da fundação e identifica o material utilizado. É comum que esqueçam alguma parte dessa checagem, obrigando os engenheiros a realizarem o retrabalho, já que a parte estrutural não é passível de erros. Além disso, depois de alimentar o software com as informações, o processo de detalhamento é feito em minutos, poupando mais de 10x o tempo que seria usado nesse processo se fosse feito sem o plugin e, claro, garantindo que não aconteçam erros.

Dessa forma, todas as informações sobre a execução do projeto estão no OF Estrutural. O Plugin foi lançado com 17 funções diferentes e serão implementadas outras 9, todas elas focadas no tempo do detalhamento e na geração de vistas da obra. A expectativa da OrçaFascio é que o lançamento do OF Estrutural traga 400 novos clientes para a empresa com receita de R$ 2 milhões de faturamento no primeiro ano 

“O lançamento chega para fechar um excelente ano para a OrçaFascio. Em 2023, passamos por muitas mudanças devido ao crescimento do negócio e o OF Estrutural é um passo que segue nessa direção”, conclui o CEO.

Em 2021 e 2022, a OrçaFascio lançou dois plugins para as partes elétricas e hidráulicas das obras. O OF Hidráulico permite dimensionar e calcular a pressão da água de acordo com as normas brasileiras, além de  identificar e corrigir o nivelamento e tubulações. Já o novo OF Elétrico 3.0 oferece a possibilidade de importação de diagramas de quadros vinculados, cargas elétricas e identificadores de fiação. Dessa forma, o OF Estrutural chega para cumprir com o propósito da empresa em digitalizar, aprimorar os processos e baixar os custos no setor da construção civil.

Sobre o Grupo OrçaFascio

O Grupo OrçaFascio possui em seu guarda-chuva três linhas de softwares principais com foco em orçamentos de obras, engenharia de custos e gestão de construções que aceleram em até oito vezes o processo de orçamentos. O Orçafascio é líder de mercado e atua com pequenas e médias construtoras, o Orçafascio Prime, tem como público-alvo grandes empresas e órgãos públicos e, por último, os plugins para Revit.

  Mais notícias