quantiQ

Contrapiso autonivelante acelera entrega e simplifica obra

28/03/2024 - 12:03

Tecnologia que gera aumento superior a 630% em produtividade está no portfólio da Max Mohr, empresa especializada em argamassa e concreto

O mercado da construção brasileiro deve investir mais de R$ 312 bilhões até 2030, de acordo com pesquisa da Deloitte. Com essa movimentação, existe a constante demanda por materiais e produtos que facilitem as obras e acelerem a entrega do trabalho. Nesse cenário, o contrapiso autonivelante é um dos produtos inovadores desenvolvidos pela Max Mohr, empresa especializada em argamassa e concreto de Blumenau (SC).

O produto é uma base de argamassa fluida, que possui durabilidade maior que a argamassa de contrapiso tradicional, chamada de seca. O material atinge o nivelamento em uma única camada, o que elimina etapas do processo e garante maior agilidade para a obra.

A argamassa de contrapiso tradicional tem uma produtividade de 100 a 150m² por dia, enquanto a de contrapiso autonivelante atinge entre 800 e 1100m² diários, o que representa um aumento de mais de 630% em produtividade. Dessa forma, o pavimento pode ser liberado para outros serviços em apenas um dia, enquanto o contrapiso convencional leva em média 10 dias para executar a mesma área quadrada.

Com todas essas vantagens, a economia financeira chega a R$ 6,00 por metro quadrado, o que faz uma grande diferença ao final da obra. Não há desperdício de material sólido, o produto fica uniforme, a aplicação exige menos esforço do aplicador, há menor risco de incidentes e menor ruído sonoro por impacto.

Cleiton Coelho, gerente de tecnologia e inovação e mestre em Engenharia Civil da empresa, explica que além da economia de tempo durante a aplicação, outra vantagem é o fato de o material ser bombeado, o que dispensa o uso de elevadores de carga, guinchos e funcionários.

“Na Max Mohr, esse contrapiso possui aplicadores treinados e qualidade assegurada com controle estendido, além de ser adaptado para manter o comportamento autonivelante de acordo com o tempo de transporte e aplicação, que é variável”, comenta o especialista.

A argamassa tradicional exige espaço na obra para estocar areia e cimento, necessita de betoneira e operador - o que inevitavelmente gera desperdício de material - precisa de aluguel de guindaste para o transporte de argamassa, nivelamento manual, além de gerar mais lixo, como sacos, papel e excesso de detritos.

O contrapiso autonivelante pode ser usado em projetos residenciais, industriais ou comerciais, e os acabamentos mais comuns são cerâmica, piso resinado, linóleo, tacos de madeira, tintas e resinas.

  Mais notícias