quantiQ

A Xaar traz a tecnologia de jato de tinta para o mercado de decoração em cerâmica da américa latina

01/03/2012 - 11:03
A Xaar traz a tecnologia de jato de tinta para o mercado de decoração em cerâmica da américa latina

De 6 a 9 de março de 2012, na 10a edição da EXPO REVESTIR em São Paulo, quem visitar o estande nº 190 da Xaar terá a oportunidade de saber por que a cabeça de impressão jato de tinta industrial 1001 da Xaar está transformando a decoração dos azulejos de cerâmica. A revolucionária cabeça de impressão da Xaar incorpora a TF Technology, que pode ser encontrada em diversas impressoras digitais de jato de tinta para azulejos de cerâmica em todo o pavilhão da feira.

O estande da Xaar apresentará um display de cabeças de impressão e produtos relacionados, bem como várias animações em 3D explicando a tecnologia da Xaar, visualizadas com uso da Realidade Aumentada. (Baixe o aplicativo da Xaar - XAPP - na loja de aplicativos da Apple). Além disso, uma variedade de efeitos criativos e de alta qualidade pode ser impressa em azulejos usando a cabeça de impressão 1001 da Xaar que estará em exibição.

Uma equipe técnica estará disponível para responder às dúvidas de OEMs sobre a melhor forma de implementar cabeças de impressão da Xaar em suas máquinas. Ela também está preparada para explicar os benefícios do uso do jato de tinta digital para imprimir em azulejos de cerâmica. A Xaar também distribui edições em português do seu popular ‘Guia para jato de tinta industrial’.

Benefícios da decoração com azulejo de jato de tinta digital

A decoração de azulejos de cerâmica com jato de tinta digital é um poderoso método de fabricação, que permite criatividade mesmo em quantidades pequenas de designs personalizados. Ela também oferece um grande potencial de economia em estoque e custos de distribuição. O escopo para variar o modelo aumenta significativamente e mesmo as bordas do azulejo podem ser impressas, incluindo modelos para toda a vida, como mármore e efeitos em madeira. A impressão de jato de tinta também permite que os fabricantes imprimam em superfícies texturizadas e em alto relevo. Isso aumenta as vantagens que os azulejos de cerâmica podem oferecer em relação a materiais de revestimento concorrentes, como pedra, vidro ou metal, além de ter um custo bem menor por metro quadrado.

“A adoção de técnicas de impressão de jato de tinta digital está transformando a viabilidade econômica da produção em pequenos lotes, bem como o custo e o tempo envolvido na impressão de azulejos de cerâmica. As falhas na produção são muito menores com a impressão digital”, explica Edsel Lonza, gerente de vendas da Xaar para América Latina. “Azulejos de amostra, idênticos à produção final com confiabilidade em todos os lotes, podem ser entregues por meio da rede de distribuição. Eles podem ser impressos em quantidades bem pequenas conforme solicitado pelo consumidor; possivelmente com designs personalizados. Isso reduz o inventário, o estoque de matérias-primas, os custos de distribuição e o desperdício. Essa economia de custos leva a um excelente retorno sobre o investimento para impressoras de azulejos.”

As cabeças de impressão da Xaar são encontradas em mais de 50% das impressoras de jato de tinta digital para azulejos de cerâmica, como digital Technoferrari, Cretaprint, SITI - B&T, Sacmi, Kerajet e outras. A cabeça de impressão 1001 da Xaar garante a operação mais confiável com o mínimo de manutenção, pois utiliza a exclusiva e revolucionária TF Technology da Xaar e a arquitetura de cabeça de impressão Hybrid Side Shooter. Essa tecnologia permite que mais tinta carregada de pigmentos para a cerâmica flua diretamente para trás dos bicos, mantendo-os sempre carregados - o que resulta em maior tempo de atividade da impressora para render uma produção excepcional. A cabeça de impressão pode funcionar por horas em produção sem manutenção dependendo do design e da quantidade impressa, permitindo que a digital se integre perfeitamente em uma linha de produção junto com métodos de impressão tradicionais.

Os fabricantes de azulejos desejam ter a flexibilidade para produzir tanto detalhes finos quanto cores fortes. A capacidade da 1001 da Xaar de lançar jatos com gotas de tamanho variável (em escala de cinza) permite que os fabricantes de azulejos selecionem pontos pequenos para tons suaves e linhas bem definidas. Pontos maiores são selecionados para oferecer alta cobertura de tinta para intensificar a densidade e a saturação da cor. O resultado é uma réplica impressionante de materiais naturais. Além disso, o processo digital significa que os modelos podem ser reproduzidos de forma consistente de uma execução para outra e sob demanda.

Algumas das principais empresas de tinta para cerâmica do mundo têm desenvolvido e certificado suas tintas para obter um ótimo desempenho em uso com as cabeças de impressão digital da Xaar. Como exemplos, temos a Chimigraf, Colorobbia, Esmalglass-Itaca Group e Ferro.

“A Xaar é uma autoridade em jato de tinta industrial e é proprietária de várias patentes. Na verdade, muitos fabricantes de jato de tinta licenciam a tecnologia da Xaar para suas próprias cabeças de impressão. O escritório local de vendas e suporte da Xaar tem ajudado a indústria brasileira a adotar a tecnologia de jato de tinta digital industrial desde 2005. Também somos patrocinadores da Graphics University, ajudando a treinar técnicos em artes gráficas na tecnologia de jato de tinta digital”, acrescenta Lonza. “A Xaar está pronta para dar suporte ao setor de cerâmica à medida que ele adota a tecnologia de jato de tinta e impressão digital. Estamos ansiosos para compartilhar nosso conhecimento com os visitantes na REVESTIR.”

  Mais notícias