quantiQ

Henkel reduz em 441 consumo de água em 11 anos

03/04/2013 - 15:04

No Brasil, empresa promove a economia de 1.770.000 litros de água, 88.500 kw/h de energia e poupa aproximadamente 1060 eucaliptos por ano

A Henkel, há um ano coloca em prática a sua Estratégia de Sustentabilidade para 2030, cuja meta é alcançar mais com menos e triplicar sua eficiência em todos os setores de negócios e em toda a cadeia de valor.

Para a Henkel, a sustentabilidade é a forma como a companhia conduz os seus negócios e é um importante fator competitivo, por ser socialmente responsável e ambientalmente amigável, reduz custos, leva à inovação e fortalece a posição da empresa nos mercados do futuro.

Há mais de duas décadas, a empresa vem atuando em prol do meio ambiente dentro das suas fábricas e nos produtos que oferece ao mercado. Tanto é assim que o desempenho da sustentabilidade da Henkel em 2012 mostra que, somente contando com os últimos 11 anos, a companhia reduziu o consumo de água em 44%, o de energia em 43% e as emissões de resíduos em 53%, por tonelada métrica de produção. No mesmo período, o número de acidentes de trabalho caiu 86%.

A Henkel gerou resultados significativos com uma iniciativa simples: a substituição das soluções convencionais da Linha Flexite, que antes era composta por 3 itens de embalagem: cartela, blister e tubo. Depois da inovação, o produto passou a ser comercializado apenas com o tubo, que apresenta um furo de gancheira na própria embalagem primária, descartando o uso dos demais itens. Esta ação fez com que a empresa, juntamente com seus parceiros, passasse a economizar 1.770.000 litros de água, 88.500 kw/h de energia elétrica, além de poupar o corte de aproximadamente 1060 eucaliptos por ano.

Além disso, a empresa ajudou a renovar o processo produtivo de fabricantes de linha branca no Brasil, por meio da adoção da nanotecnologia Bonderite para o tratamento e a pré-pintura de chapas metálicas pela Whirlpool, Electrolux e Esmaltec. A Whirlpool, por exemplo, tornou as plantas de Joinville (SC) e de Manaus (AM) mais ecoeficientes, com a redução de 8 para 6 etapas na linha de produção e diminuição de 35% do uso de água e de energia. Na Electrolux, nas plantas de Curitiba (PR) e São Carlos (SP), também houve redução de 8 para 6 etapas da linha de produção com queda de 70% no uso de água. Na Esmaltec, que utiliza a tecnologia na planta de Maracanaú (CE), houve redução de 11 para 8 etapas no processo produtivo, com diminuição de 20% no consumo de água, 40% em energia e 40% no custo final do metro quadrado tratado.

Na Marcopolo, empresa referência na fabricação de carrocerias para ônibus, também foi usada a tecnologia Bonderite para cromatização de alumínio por cromo trivalente e os resultados obtidos foram, além da redução significativa dos riscos inerentes à saúde, a diminuição de resíduos perigosos em 50%.

“A sustentabilidade sempre foi um componente importante do DNA da Henkel e é percebida como um motor de inovação e um diferencial cada vez mais necessário para os negócios. A empresa quer transformar os desafios da sustentabilidade em novas oportunidades de negócios”, comenta Sergio Crude, gerente de sustentabilidade da Henkel.

Estratégia de Sustentabilidade

Até 2030, a Henkel pretende utilizar apenas um terço dos insumos atuais por cada euro gerado. A fim de reduzir a sua emissão ambiental e tornar possível o consumo sustentável, a empresa definiu três abordagens principais: produtos, parceiros e pessoas. Por meio de seu compromisso e conhecimento, os cerca de 47.000 colaboradores ao redor do mundo fazem contribuições importantes para a implantação da nova estratégia de sustentabilidade. Além do seu principal serviço de desenvolvimento e produção de produtos inovadores, a companhia pretende envolver mais estreitamente seus clientes e consumidores, assim como fornecedores e usuários industriais em seus esforços para promover a sustentabilidade ao longo da cadeia de valores. Sendo assim, a Henkel ajuda seus clientes a reduzir suas próprias emissões ambientais.

  Mais notícias