quantiQ

Concretagem simultânea gera economia e velocidade à construção de prédios em João Pessoa

15/04/2013 - 17:04
Concretagem simultânea gera economia e velocidade à construção de prédios em João Pessoa

Formas plásticas para paredes de concreto foram escolhidas por reduzirem custo e uso de mão-de-obra

Para construir imóveis populares, sejam casas ou edifícios, a um preço atrativo e sem prejuízos a qualidade do empreendimento, as construtoras buscam sistemas construtivos que garantam economia e agilidade no andamento das obras. Construir com economia de recursos, menor uso de mão-de-obra e no menor tempo possível é o que garante ao mesmo tempo lucro à construtora, preços atrativos para o consumidor e qualidade do imóvel. No caso de prédios, o sistema de concretagem simultânea torna-se uma alternativa altamente eficiente.

Nesse sistema, paredes e lajes são concretadas ao mesmo tempo, o que permite maior velocidade à obra. Por isso, ele é utilizado por uma construtora em João Pessoa- PB para a construção de prédios do tipo térreo+3 (construção de prédios de quatro andares com quatro unidades por andar). “Nossa principal necessidade era a de conseguir um prazo de obra menor que o convencional e com pouca mão-de-obra, já que estamos com dificuldade de achar profissionais da área na região”, comentou Francisco Cirne, proprietário da construtora.

Entre as opções para esse tipo de sistema construtivo, a construtora escolheu as formas plásticas da Metro Modular. “O sistema de formas plásticas para paredes de concreto, especialmente de concretagem simultânea, agilizam bastante o tempo de execução da obra e apresentam um custo menor em relação aos demais sistemas. Entre os principais pontos positivos das formas da Metro Modular nesta obra destaco a velocidade e redução de etapas, uma vez que paredes e lajes são concretadas ao mesmo tempo”, explicou Cirne.

Para atender essa necessidade e garantir a qualidade dos prédios, especialmente da fachada, a Metro Modular desenvolveu um sistema de transição entre andares para as formas plásticas. “Nesse sistema, junto com concretagem simultânea das paredes e lajes de um andar é colocada uma faixa que, após essa concretagem, faz a ligação entre este e o próximo andar, que garante o alinhamento entre todos os andares e evita um retrabalho na obra”, explica Edenilson Rivabene, gerente de planejamento da empresa.

De acordo com Rivabene, esse sistema tem apresentado bons resultados e fidelizado os clientes da Metro Modular. “Todas essas as vantagens têm garantido a satisfação dos nossos clientes e nos ajudado a fidelizá-los”, finalizou Rivabene.

  Mais notícias