quantiQ

Evonik apresenta soluções de alto desempenho para sinalização viária

14/01/2014 - 12:01
Evonik apresenta soluções de alto desempenho para sinalização viária

Soluções em sinalização horizontal para melhoria da segurança viária e mobilidade, à base das resinas Degaroute, foram destaques no estande da empresa durante a TranspoQuip, em São Paulo

A Evonik, uma das líderes mundiais de especialidades químicas e que comemorou 60 anos de atividades no Brasil em 2013, participou de mais uma edição da TranspoQuip Latin America, realizada entre 03 e 05 de dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento reuniu empresas voltadas a tecnologias, produtos e serviços para os compradores das indústrias de infraestrutura de transporte no Brasil e América Latina.

"Nossa participação foi muito positiva e tivemos a oportunidade de apresentar a um público especializado, a diversidade de soluções de alta performance para melhoria da segurança viária e mobilidade oferecidas pelos  sistemas de sinalização horizontal Plástico a frio à base das resinas metacrílicas Degaroute",  destaca Debora Rebuelta, chefe de produto para América do Sul - Coating Resins & Performance Resins, da Evonik.

Bastante interativo, o stand da empresa contou com painéis explicativos e com produtos aplicados, além de uma TV que exibiu vídeos de aplicação do Sistema Plástico a Frio à base das resinas Degaroute. "Pudemos ressaltar as vantagens dos diversos sistemas Plástico a Frio à base de Degaroute, a variedade de soluções que trazem mais segurança e contribuem para a mobilidade nas vias em vários países, além de apresentar dados sobre performance, durabilidade, funcionalidade e estudos comparativos relacionados à sustentabilidade de sistemas de sinalização viária horizontal", observa Debora.

Destaques: versão Plástico a  Frio Estrutura  e  sistemas antiderrapantes para pintura de áreas como ciclovias e corredores de ônibus

A solução baseada em plástico a frio para sinalização viária caracteriza-se pela maior durabilidade, conforme Débora exigindo menor necessidade de reaplicação e, consequentemente, menos transtornos com interdições de vias e riscos de acidentes.

A versão Estrutura chama a atenção, segundo Débora, por possuir elevada visibilidade à noite, mesmo sob condições de chuva - as microesferas de vidro localizadas no topo da superfície e na formulação do produto que apresenta "canais drenantes" fazem com que a demarcação não seja encoberta pela água da chuva e continue retrorefletindo a luz do farol do automóvel, sob chuva ou neblina, o que contribui para vias mais seguras. Por este motivo várias autoridades na América do Sul vêm adotando o Plástico a Frio na versão Estrutura, à base de Degaroute, em suas rodovias e vias visando propiciar condições mais seguras para os usuários e redução do número de acidentes.

Mais segurança para ciclistas

A versão específica para demarcação de ciclovias - "Área Marking" - sistemas para pinturas de áreas antiderrapantes - também ganhou destaque no estande da Evonik, de acordo com Débora, não somente pelo fato de aumentar a segurança de ciclistas, mas porque  proporciona uma solução durável, segura e com boa relação custo/benefício.  "Seja uma aplicação em spray para segregar as ciclovias ou uma aplicação localizada de faixas coloridas, as sinalizações viárias de MMA com Degaroute conferem excelentes características de segurança, aumentando a visibilidade e a resistência a derrapagem."

Piso tátil: orientação segura

Outro destaque da Evonik na TranspoQuip 2013 foi a sinalização para orientação de caminho, conhecida como "Piso Tátil", que beneficia, especialmente, idosos e pessoas com visão reduzida. São soluções pré-moldadas ou aplicadas "in loco", à base de resinas Degaroute.

"As características da Degaroute permitem o desenvolvimento de pisos táteis que ofereçam segurança, conforto à população e vida vida útil excepcionalmente longa. Flexíveis, de fácil aplicação e alto contraste à base aplicada, as placas podem ser pré-fabricadas - facilmente coladas no piso, sendo transitável em menos de uma hora e representando uma inovação no mercado brasileiro - ou moldada 'in loco', com rápida aplicação e liberação da área para uso", garante Débora.

"Vale destacar que os sistemas de sinalização Plástico a Frio base Degaroute da Evonik são sistemas bicomponentes de cura a frio e que realizam a cura pelo processo de polimerização, apresentando excente durabilidade. Sua maior vida útil gera menor consumo de recursos e menos geração de gases do efeito estufa. Estudos  de ciclo de vida de sistemas de sinalização horizontal realizados na Alemanha comprovam que o Plástico a Frio à base de Degaroute é a melhor opção da indústria do ponto de vista  ambiental", completa a chefe de produto.

  Mais notícias