quantiQ

23/01/2014 - 11:01

Neste mês de Dezembro o faturamento total deflacionado das vendas dos materiais de construção no mercado interno apresentou queda de 6,1% em relação a Dezembro de 2012. Na comparação com Novembro de 2013 apresentou queda de 16,1%. O resultado acumulado no ano de 2013 apresentou crescimento de 3% em relação ao ano de 2012.

O nível de emprego na indústria de materiais de construção, em Dezembro, ficou estável em relação a Dezembro de 2012. Na comparação com Novembro apresentou queda de 1,5%.

Neste mês de Dezembro, os resultados das vendas da indústria de materiais de acabamento foram melhores que os resultados dos materiais básicos, em todos os indicadores. Na variação de nível de emprego, a indústria de materiais de acabamento também apresentou resultados superiores aos da indústria de materiais básicos.

O resultado das vendas em 2013, que apresentou crescimento de 3% em relação a 2012, ficou abaixo da previsão para o fechamento do ano, que apontava para uma expectativa de crescimento 4%. O resultado muito abaixo do esperado em Dezembro contribuiu em muito para a reversão da tendência de crescimento que vinha sendo observada desde a metade do primeiro semestre, impactando negativamente no resultado do ano.

Para o próximo ano, a expectativa é mais otimista, prevendo um crescimento de 4,5% em relação a 2013. O atingimento dessa expectativa tem como parâmetros a manutenção e ampliação dos estímulos do Governo ao consumo no varejo (crédito, emprego e renda), uma recuperação mais vigorosa no segmento imobiliário e uma aceleração das obras de infraestrutura.

  Mais notícias