quantiQ

Projeto Praça das Artes é reconhecido mundialmente

19/03/2014 - 11:03

Pigmentos Bayferrox LANXESS foram utilizados em toda a fachada do premiado projeto arquitetônico

O complexo Praça das Artes, localizado no centro de São Paulo, venceu recentemente o troféu de Edifício do Ano do Icon Awards, prêmio da Icon Magazine, e está entre os 76 finalistas do “Designs of the Year 2014”, premiação promovida pelo Museu de Design de Londres. Na competição da Icon Magazine, a proposta do Praça das Artes concorreu com outros quatro finalistas de renome: o Parrish Art Museum, de Herzog & de Meuron; The Shard, de Renzo Piano; Louvre-Lens, de SANAA; e Halley VI, de Hugh Broughton. Já o Museu de Design de Londres selecionou 14 projetos na categoria arquitetura, sendo o conjunto Praça das Artes o único projeto brasileiro na disputa.

Destinado a abrigar instalações de música e dança, o Praça das Artes foi inaugurado em 2012 e  tem entre os arquitetos responsáveis os profissionais: Marcelo Ferraz, Francisco Fanucci e Marcos Cartum, da Brasil Arquitetura.

Entre os desafios do projeto, estava o fato de a construção estar em uma área exposta a grande quantidade de poluição. Dessa forma, o projeto precisava de uma solução que preservasse a obra contra ações de intempéries, proporcionando maior durabilidade e resistência às fachadas com custos de manutenção reduzidos.

A solução encontrada foi a utilização de concreto colorido. Ao contrário da pintura, o concreto colorido diferencia-se por sua alta resistência e pelo baixo custo de manutenção. Além disso, a preservação da textura característica do concreto  assegura beleza e originalidade à edificação arquitetônica.

O complexo Praça das Artes teve toda a sua estrutura da fachada colorida em duas cores de pigmentos Bayferrox: o Marrom Adobe, aplicado na maior parte do edifício, e o vermelho Bayferrox 732, que coloriu o centro administrativo. No total, a LANXESS forneceu cerca de 40 toneladas de pigmentos Bayferrox.

  Mais notícias