quantiQ

Abiquim realiza o evento “O Acordo de Paris: A contribuição da indústria química para a agenda brasileira”

31/03/2016 - 13:03

Indústria química e governo debatem ações decorrentes da COP-21

A Abiquim - Associação Brasileira da Indústria Química promove amanhã (1º de abril) o evento “O Acordo de Paris: A contribuição da indústria química para a agenda brasileira”, que reunirá representantes dos Ministérios da Fazenda, da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Meio Ambiente, além de executivos da indústria química. Os participantes debaterão as ações para o cumprimento do acordo, ratificado por 195 países durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas - COP-21.

A abertura do evento contará com o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, e o coordenador do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da associação, Weber Porto. Na avaliação dele, “a sociedade precisa exigir e ter consciência sobre a necessidade de se desenvolver ações e produtos mais sustentáveis. O governo, por sua vez, precisa incentivar isso por meio de políticas públicas, e a indústria é a responsável pelo processo de inovação. A indústria química é essencial para a sustentabilidade e para a apresentação de inovações”, declara.

O secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, José Miguez, que fez parte da comitiva brasileira no evento da ONU, fará a apresentação “A COP-21 e a posição brasileira”. Segundo Miguez, a indústria química brasileira já desempenha um papel importante na redução das emissões do Brasil. “O setor químico tem um alto desenvolvimento tecnológico e pode ajudar a desenvolver ainda mais a indústria de energia renovável com sua inovação e, por conseguinte, ajudar o Brasil a reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa”, ressalta o secretário. 

O presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Carlos Fadigas, realizará uma apresentação sobre as soluções da química para a sustentabilidade. A programação contará ainda com uma mesa redonda com as participações do coordenador-geral de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ministério da Fazenda, Aloísio Melo; do coordenador de Mudanças Globais de Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CGMC/MCTI), Márcio Rojas; de José Miguez; e do vice-presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Ralph Schweens. A coordenação será do diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto. De acordo com ele, indústria química já trabalha para potencializar os impactos positivos e controlar os negativos. “Fazemos isso por meio do Programa Atuação Responsável®, gerenciado no Brasil pela Abiquim desde 1992. Com ele, temos evoluído consistentemente. Um exemplo é a redução da intensidade de emissões de gases de efeito estufa. Entre 2006 e 2014, reduzimos mais de 30%, demostrando a melhoria da nossa eficiência”, destaca o executivo. Jorge Soto lembra que produzir de forma cada vez mais eficiente não é a única contribuição da indústria química. Suas soluções e produtos já colaboram com outras cadeias produtivas para a mitigação dos gases do efeito estufa. “O uso de plásticos em aviões, automóveis, embalagens, isolamento térmico são exemplos de aplicações que contribuem significativamente para a mitigação das mudanças climáticas”, argumenta.

O vice-presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Ralph Schweens, aponta que as mudanças climáticas e os impactos ambientais são alguns dos principais desafios que a sociedade enfrenta atualmente. “Os consumidores estão atentos a esse cenário e demandam do governo e das organizações a adoção de ações que miram o desenvolvimento sustentável”.

De acordo com o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, o Programa Atuação Responsável® é parte essencial na missão da Abiquim de contribuir para a promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável da indústria química instalada no País. “A Abiquim é a casa do Atuação Responsável e, para nós, essa responsabilidade começa em casa. Por isso, a adesão ao Programa é condição indispensável de filiação à Abiquim para as associadas efetivas e colaboradoras”, explica Figueiredo.

O evento será realizado pela Abiquim com patrocínio de Braskem, Covestro, Evonik e Rhodia.

Serviço

Evento “O Acordo de Paris”
Data 1 de abril
Horário: 13h30 às 17 horas
Local: Condomínio Millenium
Avenida Chedid Jafet, 222 - Auditório - Vila Olímpia - São Paulo/SP
Entrada gratuita - vagas limitadas
Inscrições: eventos@abiquim.org.br

  Mais notícias