quantiQ

Casa do Construtor inaugura nova sede da Universidade Corporativa e amplia a capacitação e desempenho do negócio dos franqueados

31/03/2016 - 13:03

Rede também intensifica investimento em RH para desenvolver gestão de pessoas na franqueadora 

A Casa do Construtor, maior franquia especializada em locação de equipamentos de pequeno porte para a construção civil, inaugurou no dia 29 de fevereiro, a sede de sua Universidade Corporativa com o objetivo de expandir a disseminação de conhecimento e capacitação profissional para seus franqueados. O novo prédio, com investimento de R$ 150 mil, possui 440 m2 e deve aumentar em 20% as profissionalizações realizadas no espaço em 2016. Até hoje, mais de 1.800 profissionais já treinaram no centro de estudos. 

A franqueadora tornou a estruturação do ambiente mais específica para cada área de treinamento, criando salas de conteúdo teórico para software, exibição e manuseio de máquinas, atendimento da loja, entre outros. Dessa maneira, os profissionais serão inseridos na realidade de uma franquia por meio de uma capacitação mais dinâmica e participativa. 

Essa é uma das metas da rede que já nasceu com a ideia inovadora de levar para o franchising brasileiro a importância da capacitação de seus colaboradores, o que a torna uma marca premiada há 23 anos no mercado. “A Universidade Casa do Construtor existe há 10 anos e é uma área totalmente voltada para a profissionalização de nossos franqueados e seus colaboradores. Com o novo espaço será possível conhecer cada equipamento, trocar experiências e ampliar os estudos. Tudo aliado à rotina de uma franquia”, afirma Altino Cristofoletti, sócio-fundador da rede. 

Os cursos da Universidade são ministrados por consultores de campo, instrutores habilitados e equipe técnica e podem ser feitos por meio de uma plataforma EAD ou presencialmente nas instalações do prédio.  

Ainda como parte do plano de gestão de pessoas, a rede passa a ter dois mentores de RH responsáveis por inserir e avaliar conceitos mais modernos de coordenação, oportunidades de desenvolvimento dos funcionários e padronização de processos de recrutamento e seleção. “Com o trabalho dos novos mentores, conseguimos intensificar dentro da franqueadora o conceito que já trabalhamos com o mercado de franquias, a possibilidade de nossos funcionários crescerem na empresa e desenvolverem suas habilidades”, pondera Expedito Eloel Arena, sócio-fundador da rede.

Criada por ele e Altino Cristofoletti Junior, a Casa do Construtor surgiu em 1993, como uma loja de materiais de construção, em Rio Claro, no interior de São Paulo. Cinco anos depois, inaugurava sua primeira franquia, em Americana (SP). Os públicos-alvo são construtoras, empresas, condomínios e até proprietários ou locatários de imóveis que estejam fazendo uma obra ou reformando. Os clientes podem alugar equipamentos de pequeno porte como ferramentas elétricas, rompedores, compactadores, betoneiras e estruturas metálicas, além de instrumentos para limpeza e jardinagem.

Em 2012, a rede foi eleita a "Melhor Franquia do Brasil" pela ABF e considerada uma das melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work. Um ano antes, a Casa do Construtor havia se tornado Empreendedor do Ano, pela Consultoria Ernest & Young, passando ainda a figurar como Empreendedor Endeavor. Outras informações estão disponíveis em www.casadoconstrutor.com.br.

  Mais notícias