quantiQ

Tecnologia sustentável e inovadora para reciclagem de lixo é destaque na 18ª Semana do Meio Ambiente

07/06/2016 - 11:06

Inovador, eficiente, economicamente viável e inofensivo ao meio ambiente, o sistema promove o processamento e a co-geração de energia por meio de resíduos sólidos

A discussão em torno da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável nunca foi tão necessária em todo o mundo como hoje. Um dos grandes problemas atuais é como dar fim ao lixo de forma segura e não poluente, uma vez que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a má qualidade do meio ambiente implica 23% das mortes em todo o mundo. Por conta disso, projetos que promovem o equilíbrio ambiental têm ganhado cada vez mais reconhecimento e importância. Em prol da conservação de nossos recursos, a Solum Ambiental , com sede em S. José dos Campos (SP), desenvolveu uma solução eficaz, definitiva e sustentável para dar fim a resíduos sólidos, com total respeito ao meio ambiente. 

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente da Solum Ambiental, Luís Namura, irá participar, em 7 de junho, da 18ª edição da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele irá compor o painel “Caminhos para o futuro - Inovação Tecnológica”, apresentando a tecnologia de última geração desenvolvida pela empresa para dar um fim correto ao lixo.

Inovador, eficiente, economicamente viável e inofensivo ao meio ambiente, o sistema criado pela Solum Ambiental promove o processamento e a co-geração de energia por meio de resíduos sólidos de qualquer classe - urbano, industrial e hospitalar. O carro-chefe é a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) - conhecida como Vorax DuoTherm - que, por meio de uma tecnologia revolucionária, é capaz de transformar qualquer material sólido em partículas vítreas, óleo e gases, com o uso da energia gerada pelos próprios resíduos. O projeto conseguiu a primeira patente verde brasileira em tempo recorde: nove meses.

A 18ª Semana do Meio Ambiente, que tem como tema Sustentabilidade e inovação: um novo olhar para o futuro, será realizada de 7 a 9 de junho, na capital paulista. O evento reunirá especialistas do setor para debater questões como produção e consumo sustentáveis, tecnologia, economia e visões para o futuro. Também acontecerá a cerimônia de entrega da 22ª Edição Prêmio FIESP de Mérito Ambiental, que reconhece as boas práticas da indústria em ações sustentáveis como redução de consumo e reuso de materiais e recursos naturais.

Serviço:

18ª Semana do Meio Ambiente
Data: 7 a 9 de julho
Horário: 8h às 18h
Local: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp
Departamento de Meio Ambiente - DMA
Av. Paulista, 1313 - 5º andar
Inscrições: http://hotsite.fiesp.com.br/meioambiente/2016/

  Mais notícias