quantiQ

Dow e Rio 2016 deixam um legado de carbono inédito para o Brasil

02/08/2016 - 13:08

Graças à colaboração entre diversos setores, os Jogos Olímpicos deixarão um legado positivo de tecnologias de baixo carbono no Brasil e na América Latina

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 vão entrar para a história deixando um legado significativo de tecnologias de baixo carbono para a América Latina a partir da meta de mitigar 2 milhões de toneladas de CO2 equivalentes (CO2e).     

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 e a Dow (NYSE:DOW), Companhia Química Oficial dos Jogos Olímpicos e Parceira Oficial de Carbono dos Jogos Rio 2016, anunciaram a projeção de que mais de 2 milhões de toneladas em reduções de emissões de gases do efeito estufa (GEE), verificadas por especialistas externos, serão entregues por meio dos projetos implementados para cumprir o compromisso de garantir um evento global com impacto mínimo ao clima. Em um esforço colaborativo multissetorial, os Jogos Olímpicos agem como um agente catalisador para a adoção de soluções mais sustentáveis e relevantes para a economia e para a sociedade.

“A parceria da Dow com o Movimento Olímpico nos permite utilizar a plataforma de esportes e o poder dos Anéis Olímpicos para demonstrar como nossas tecnologias podem impulsionar a adoção de soluções de baixo carbono”, afirma Louis A. Vega, vice-presidente global para o negócio de Olimpíadas & Soluções para Esportes. “Os Jogos Olímpicos Rio 2016 nos deram uma oportunidade única para iniciar o diálogo e colaborar com líderes de diversos setores industriais na América Latina para introduzir soluções que vão beneficiar as gerações futuras”.

Com base no sucesso do programa “Futuro Sustentável”, que viabilizou a mitigação de toda a pegada de carbono direta do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014 antes mesmo da Cerimônia de Abertura, a Dow foi selecionada como Parceira Oficial de Carbono dos Jogos Rio 2016 em setembro de 2014 e desenvolveu um portfólio de projetos nas áreas agrícola, industrial e de infraestrutura que já entregou reduções verificadas que somam 100 mil toneladas de CO2 equivalentes (CO2eq) até a presente data. Esses projetos continuarão a gerar benefícios climáticos durante todo o período de execução do programa – que se estende até 2026.

“Garantir a entrega de Jogos com uma pegada de carbono reduzida é um dos pontos principais de nossa estratégia de sustentabilidade”, afirma Tania Braga, líder de sustentabilidade e acessibilidade para o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. “Mais importante ainda é que aproveitamos esta oportunidade para engajar setores estratégicos no Brasil e na América Latina em torno de uma forma mais sustentável de produzir e operar. As colaborações inspiradas nos Jogos Olímpicos e lideradas pela nossa parceira Dow já criaram um legado positivo na região”.

Deixando um impacto duradouro

Como Parceira Oficial de Carbono do Rio 2016, a Dow assumiu o compromisso de mitigar 500 mil toneladas de CO2eq em emissões de gases do efeito estufa verificadas por especialistas externos até 2026 para compensar a pegada de carbono da organização dos Jogos. A Dow ainda trabalha para gerar benefícios climáticos adicionais de 1,5 milhão de CO2eq para compensar outras emissões associadas ao evento, tais como as viagens dos espectadores.

Ao trabalhar com o Rio 2016, a Dow desenvolveu um programa personalizado para responder às necessidades ambientais e tecnológicas do Brasil e da América Latina por meio da introdução de soluções e práticas de baixo carbono em setores importantes da economia. Ao substituir combustíveis fósseis por fontes de energia renovável, otimizar recursos na agropecuária e  difundir conhecimento para uma infraestrutura com maior eficiência energética, o portfólio de projetos da Dow permite que as empresas façam mais com menos, aumentem a produtividade e preservem energia por meio de mudanças no mercado em longo prazo.

A Dow escolheu a Environmental Resources Management (ERM) como consultora externa para validação dos projetos segundo a Metodologia de Soluções Climática da Dow  e verificação das reduções nas emissões de GHG a serem consideradas na mitigação das pegadas de carbono própria e associada do Comitê Rio 2016.

“Somos responsáveis por realizar uma auditoria independente, validando os projetos de mitigação, verificando as reduções e fazendo projeções conservadoras dos impactos durante o período de realização”, explicou Braulio Pikman, sócio sênior da ERM. “Nosso processo abrangente, que combina a auditoria da documentação dos projetos com a verificação de evidências de implementação, determinou que o portfólio de projetos da Dow deverá gerar mais de 2,2 milhões de toneladas em benefícios climáticos até o final de 2026”.

Para as gerações futuras

Além das metas de mitigação de carbono, Dow e Rio 2016 assumiram o compromisso de conscientizar meio milhão de pessoas no Brasil sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. A Dow engajou tomadores de decisão no setor de construção civil organizando seminários sobre eficiência energética, além de mobilizar produtores rurais em um diálogo sobre práticas agrícolas mais sustentáveis. Adicionalmente, a Dow apoia a plataforma educacional Transforma, por meio da qual mais de 7 milhões de alunos foram beneficiados.

Como a primeira e maior parceira corporativa do Transforma, a Dow ampliou a plataforma adicionando à grade curricular nove aulas de ciências que tratam de sustentabilidade, química, física e biologia aplicadas ao conceito dos esporte e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Desde sua implantação em 2013, o Transforma já foi lançado em todos os 27 estados brasileiros.

“A Dow é uma cidadã corporativa no Brasil e na América Latina há 60 anos - aniversário que coincide com a realização, no Brasil, dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. Não consigo imaginar uma maneira melhor de comemorar o nosso legado e preparar o cenário para os próximos 60 anos de colaborações e crescimento robustos de nossos negócios na região,” afirmou Fabian Gil, Presidente da Dow América Latina.

Para saber mais sobre o programa de mitigação de carbono da Dow para os Jogos Olímpicos Rio 2016, visite www.dow.com/carbonmitigation.

  Mais notícias