quantiQ

Sustentabilidade na construção civil

19/09/2016 - 10:09

BASF promove TechDay, evento que debateu as diversas certificações ambientais disponíveis no mercado

As certificações ambientais para construções vêm ganhando força nos últimos anos e promovendo mudanças no setor. Esses impactos e benefícios foram discutidos no TechDay, realizado na CasaE, da BASF. O encontro contou com a participação da Fundação Espaço ECO, do Green BuildingCouncil e da Inovatech, que contribuíram para ampliar a visão do cenário atual.

“O objetivo do TechDay é promover o debate e fomentar o desenvolvimento sustentável da construção no Brasil”, afirmou Camila Lourencini, gerente da estratégia para indústria da construção da BASF. “Temos muitas oportunidades para avançar de forma positiva na direção de edificações que respeitem o ambiente, garantam produtividade, durabilidade e economia de recursos. Mudar a forma de construir é um dos grandes desafios globais“, considerou Camila. Para o engenheiro Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech, as certificações estão contribuindo para ampliar a sustentabilidade no setor da construção, pois trouxeram um parâmetro tangível para que o mercado consumidor possa comparar e avaliar diferentes produtos. “Acredito que as certificações contribuem de maneira importante para separar o joio do trigo, traduzindo um assunto complexo em algo que possa ser facilmente absorvido pela sociedade”, analisou.

Segundo Felipe Faria, diretor executivo do Green BuildingCouncil Brasil, a principal diferença do movimento da construção sustentável no Brasil, que passa a se consolidar no corporativo e penetrar outros setores, é o ambiente colaborativo criado entre iniciativa privada, poder público, academia e sociedade civil organizada. “A colaboração é o principal atributo para o sucesso dos movimentos de transformação em sustentabilidade, e a iniciativa do TechDay, promovido pela BASF, é uma ferramenta de discussão de tendências, tecnologias e identificação de oportunidades para acelerarmos a mudança almejada”, analisou Faria. 

Na avaliação de Rafael Viñas, analista de socioecoeficiência da FEE, as certificações ambientais são concebidas como ferramentas da gestão, ou seja, devem fornecer informações sobre as características ambientais de um produto ou serviço, influenciando a decisão de compra por conta de seus diferenciais. “Dessa forma, a participação de mercado do produto ou serviço pode aumentar e outros fornecedores podem reagir, também direcionando suas ações de produção, uso e descarte de forma mais consciente”, considerou Viñas. Para o analista, a Análise do Ciclo de Vida (ACV) dos materiais e edificações está se tornando cada vez mais importante, inclusive fazendo parte da avaliação de algumas certificações bem-conceituadas, como a LEED. 

  Mais notícias