quantiQ

Colored Concrete Works Award 2017

24/11/2016 - 11:11

Pela terceira vez, a LANXESS promove o prêmio internacional de arquitetura

O concreto colorido vem sendo cada vez mais utilizado como material de construção de alta categoria. A cada ano surgem, ao redor do mundo, impressionantes construções feitas com concreto colorido com pigmentos inorgânicos. Pela terceira vez, o Grupo LANXESS concederá o prêmio internacional Colored Concrete Works Award de 2017 a arquitetos que tornam o concreto colorido uma realidade na arquitetura moderna e que têm como foco central a beleza e a estética deste material de construção natural.

Até 10 de março de 2017, construtores ou arquitetos de todo o mundo poderão se candidatar com projetos já realizados. As principais condições de participação são: os edifícios não podem ter mais do que cinco anos e o concreto utilizado deve ser colorido com pigmentos inorgânicos de óxido de ferro ou óxido de cromo. Mais informações, bem como a documentação do concurso, estão disponíveis online em www.colored-concrete-works.com ou podem ser diretamente solicitadas por meio do endereço e-mail ColoredConcrete@lanxess.com.

O júri internacional da competição é composto por arquitetos, representantes da imprensa especializada, bem como especialistas em pigmentos e marketing da área de negócios Inorganic Pigments (IPG) da LANXESS. O júri escolherá o projeto mais atrativo. Os critérios são, entre outros, escolha de cor, funcionalidade e importância do edifício. A notificação dos três primeiros colocados ocorrerá no fim de março de 2017. A decisão do júri é final. ?

A premiação acontecerá em 17 de maio de 2017 no escritório da LANXESS em Berlim. O vencedor e o seu projeto serão apresentados à imprensa especializada, além da publicação em vários idiomas de um Estudo de Caso sobre o edifício.

Mais publicidade para o concreto colorido

A LANXESS é o maior fabricante de pigmentos de óxido de ferro em todo mundo e um dos produtores líderes de pigmentos com base em óxidos de cromo que, entre outras utilidades, são empregados na coloração de concreto. Os pigmentos altamente resistentes à luz e intempéries das marcas Bayferrox e Colortherm possibilitam soluções estéticas em arquitetura, com as quais edifícios podem ser inseridos harmonicamente em seu ambiente natural, ou projetos de infraestrutura, que são tanto funcionais quanto criativos. O espectro de cores dos corantes varia de amarelo a preto, passando por vermelho, verde e marrom. No âmbito das diferentes séries de cores, estão disponíveis mais de 100 variadas gradações de cores.

Há muitos anos, a iniciativa Colored Concrete Works da LANXESS vem inspirando arquitetos e empresas de construção a tornar o concreto colorido uma realidade dentro da arquitetura moderna. O Colored Concrete Works Award é um elemento essencial da iniciativa e foi concedido pela primeira vez em 2012 ao arquiteto David Chipperfield, pelo seu projeto “Ciutat de la Justícia” em Barcelona. No início de 2015 foi a vez de Akihisa Hirata receber o prêmio por projetar o complexo de apartamentos “Alp”, em Akabane-Nishi, em Tóquio/Japão.

A LANXESS documenta de maneira exemplar a preparação de concreto colorido em projetos de construção internacionais e apresenta Cases na série de publicações Colored Concrete Works. As publicações são disponíveis em diversos idiomas, em versão impressa ou na internet, no site www.colored-concrete-works.com.

Por meio de fóruns e simpósios de acompanhamento, a LANXESS oferece a arquitetos, diretores de obra e empresas executoras uma plataforma para a troca de conhecimentos e para a discussão sobre possibilidades de coloração de concreto com pigmentos.

  Mais notícias