quantiQ

Novas soluções da BASF promovem produtividade e lucratividade na obra

07/02/2017 - 10:02

Aditivos prometem melhor custo/benefício, além de contribuírem para a sustentabilidade. Soluções customizadas, com o trabalho de Tailor Made, asseguram melhor desempenho

A BASF está trazendo ao Brasil três novas soluções em aditivos para concreto, que garantem um impacto importante na produtividade, sustentabilidade e, principalmente, na relação custo/benefício das construções: o MasterEase, MasterX-Seed e MasterSure. Os produtos, já usados com sucesso em países da Europa, além de Estados Unidos e México, apresentaram excelentes resultados nos estudos para o cenário brasileiro, considerando os cimentos e agregados locais e as nossas condições climáticas.

O MasterSure é uma nova geração de polímeros que permite a manutenção do slump do concreto, promovendo melhorias significativas na estabilidade da trabalhabilidade do concreto e a redução do desvio padrão das resistências. Elimina a adição de água na obra, além de minimizar a redosagem de superplastificantes. Pode ser usado em qualquer obra e em qualquer tipo de mistura de concreto, inclusive para concretagens em locais de altas temperaturas ou grandes translados. Promove a estabilização de resultados e um importante ganho em custo/benefício.

O aditivo avançado Master X-Seed acelera o endurecimento do concreto na fase inicial da sua cura. É uma solução única, baseada em tecnologia inovadora BASF, que pode duplicar o desempenho da resistência inicial e garante aumento da produtividade, sem afetar as características de performance. Promove também uma significativa redução nos custos globais de produção.

O produto diminui o tempo de desmoldagem, evita a cura a vapor em pré-moldados, permite a substituição de cimentos com alta composição de clínquer por cimentos misturados, garante uma melhora significativa da durabilidade, normalmente prejudicada pela cura a vapor.

Além da redução do consumo de água, o Master X-Seed promove sustentabilidade na obra por reduzir as emissões de CO2 ao evitar o consumo de combustível nas operações de cura a vapor, melhora a eficiência energética com a redução no consumo de eletricidade nas instalações de pré-moldados, e por permitir o uso de materiais cimentícios complementares com reduzidas emissões de CO2 durante a fase de produção. Como um plus, o aditivo possui certificado como inibidor de corrosão para concreto armado.

A outra solução inovadora desenvolvida pela BASF é o MasterEase, um novo polímero superplastificante para concreto de alta viscosidade. Ele melhora as propriedades reológicas de concreto de alto desempenho, facilitando significativamente seu bombeamento, aplicação e acabamento. Economiza tempo e custos em cada projeto de construção.

Com esta tecnologia, a viscosidade plástica pode ser reduzida em até 30%, o que diminui substancialmente a pressão de bombeamento necessária no canteiro de obras. Além de permitir o bombeamento em maior volume, reduz custos com as paradas e manutenção da bomba.

O MasterEase pode ser usado com outros produtos do portfólio Master Builders Solutions para fornecer soluções otimizadas para projetos desafiadores na indústria da construção. Por exemplo, pode ser combinado com a tecnologia MasterSure para manter a manutenção de abatimento, e excelente reologia do concreto mesmo sob condições desafiadoras, durante períodos de tempo prolongados.

A nova tecnologia é particularmente adequada para misturas de concreto que são otimizadas para propriedades avançadas de engenharia e sustentabilidade: concreto de alta resistência com baixas proporções de água / cimento, bem como misturas com altos níveis de materiais secundários de cimento, que reduzem a pegada de CO2. São também mais fáceis de produzir e aplicar.

Todas essas novas tecnologias estão em sintonia com o diferenciado trabalho de Tailor Made da BASF, que desenvolve, em parceria com o cliente, o melhor produto para atender às suas necessidades, tais como a redução de custos, aumento de performance e economia de recursos, entre outras possibilidades.

Além desses produtos, a Master Builders Solutions®, reúne uma gama completa de soluções construção, incluindo impermeabilização, selantes, tecnologia para reparo, recuperação e proteção de estruturas, construção subterrânea, grautes e revestimentos de alto desempenho. São produtos e serviços que aliam tradição de mais de um século de atuação no segmento da construção e inovação para atender as demandas ligadas à qualidade, eficiência e sustentabilidade.

  Mais notícias