quantiQ

Tinta com silicone confere durabilidade às construções

13/03/2017 - 15:03

Material ajuda a evitar infiltração de água nas paredes e não deixa cheiro forte

Evitar a infiltração de água nas paredes é uma preocupação constante nas construções, já que isso pode levar a danos internos na estrutura dos edifícios. Um dos materiais que ajuda a evitar esse tipo de problema é o silicone, principalmente quando utilizado em tintas.

As tintas que levam silicone têm conquistado espaço na área de construção civil por serem resistentes e sustentáveis, além de repelentes à água, fazendo com que seu uso confira maior durabilidade às construções.

O silicone presentes na formulação das tintas melhora a interação a nível molecular entre a tinta e o substrato onde ela é aplicada, aumentando sua aderência e longevidade. Além disso, por não absorverem água, o isolamento térmico da parede é favorecido, com a consequente diminuição do consumo de energia na manutenção da temperatura interna das edificações.

Isso acontece devido à proteção especial fornecida pelas tintas de silicone, que formam uma película hidrorrepelente sobre as paredes. “Essa película funciona como uma peneira, que impede a entrada da água, mas permite a saída da mesma no seu estado de vapor, proporcionando um ambiente interno com menor umidade e, por consequência, mais saudável e termicamente agradável”, explica Irineu Bottoni, coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

O silicone confere maior durabilidade à pintura, facilita a limpeza e ajuda na conservação da construção, o que é especialmente útil em se tratando da conservação de edifícios históricos. Além disso, a tinta de silicone não deixa cheiro forte no local. 

Atributos diversificados

O silicone, quando utilizado em tintas, contribui para a preservação ambiental e para a maior produtividade em diversos setores, auxilia nas estratégias de segurança de instalações industriais e protege fachadas na construção civil. Todos esses benefícios, tão diversificados, demonstram a variedade de atributos do silicone e sua capacidade de elevar a performance dos produtos aos quais é associado.

Na indústria naval, por exemplo, as tintas de silicone são aplicadas aos cascos dos navios para evitar a incrustação de elementos marinhos, especialmente as cracas, mas sem causar a morte do animal. “Com isso, essas tintas contribuem para a produtividade do setor naval, uma vez que os cascos lisos fazem com que os navios sejam mais velozes, e para o meio ambiente, já que os cascos sem incrustações exigem menos consumo de combustível e a fauna marinha é preservada”, comentam os membros da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim.

Essas tintas também são indicadas especialmente para instalações aquecidas no setor industrial, tais como estufas, fornos, escapamentos etc. Como suportam grandes variações de temperatura sem alterar sua aparência, elas contribuem para o visual das instalações e também para a segurança - as cores podem servir para informar as áreas de uma planta industrial, diferenciando os processos com maior ou menor risco.

Para as fachadas, especialmente as históricas, que exigem cuidados permanentes e prevenção contra a umidade, as tintas de silicone fornecem proteção especial. É que as moléculas de silicone, presentes nessas tintas, formam uma película hidrorrepelente sobre as paredes, permitindo que elas ‘respirem’ ao mesmo tempo em que evitam a absorção excessiva de umidade. O resultado é maior durabilidade da pintura, maior facilidade de limpeza e melhor conservação da construção.

  Mais notícias