quantiQ

Henkel desenvolve programa para troca de conhecimento entre gerações

17/07/2017 - 14:07

Iniciativa ‘Mentoria Reversa’ propõe que jovens ensinem tecnologia aos veteranos além de fortalecer relações

A Henkel aposta em uma nova estratégia para estimular a troca de conhecimento entre gerações com o programa Mentoria Reversa. Com a iniciativa, o profissional experiente, comumente associado ao papel de mentor, que passa orientações aos mais jovens, agora está no papel inverso e recebe conselhos de jovens talentos sobre tecnologia. A iniciativa foi implementada em 17 países onde a multinacional alemã atua, incluindo o Brasil, e conta com 380 participantes.

O objetivo é que os executivos familiarizem-se com as novas ferramentas digitais, utilizando-as e desenvolvendo ideias inovadoras dentro do meio corporativo. Além disso, o programa rompe barreiras hierárquicas e estimula a interação intergeracional, proporcionando uma rica troca de experiências e conhecimentos. Em sessões individuais, os jovens profissionais compartilham informações com foco nas tendências de tecnologia e no mundo digital para a empresa obter mais eficiência, visibilidade e credibilidade aos seus públicos.

“Essa interação é muito positiva para a companhia. Além de promover o conhecimento em ferramentas digitais tão essenciais hoje em dia, a iniciativa aproxima as lideranças de profissionais em início de carreira de uma forma diferente, sem hierarquias, aproveitando o que cada geração tem de melhor”, comenta Valeria Gladsztein, diretora de Recursos Humanos da Henkel.

Um dos participantes do programa, Sergio Crude, de 57 anos, é gerente de Segurança, Saúde e Sustentabilidade, e acredita que um benefício do programa é atualizar seus conhecimentos. “A adesão é voluntária e quis participar para quebrar paradigmas e mostrar que eu, com 37 anos na companhia, não sei tudo e sempre é tempo de aprender algo mais”, relatou o gestor.

A analista de marketing Rejane Santos foi uma das jovens mentoras do programa e conta ter aprendido junto com sua dupla. “Participar do programa me fez buscar informações sobre aplicativos de negócios e que facilitem a vida pessoal para poder transmitir esse conhecimento. A iniciativa é útil para melhorar a comunicação e interação entre diversas áreas da empresa e com profissionais de diferentes níveis hierárquicos”, afirmou Rejane.

  Mais notícias