quantiQ

Jovens criam concreto condutor de eletricidade

01/11/2017 - 15:11

Produto pode ser utilizado para aquecer pisos internos, degelo e auto-regeneração de estradas

O concreto convencional, como pode ser encontrado hoje no mercado, não é um material condutor de eletricidade. Em alguns de seus usos, isso não seria, necessariamente, um diferencial. Contudo, quando pensamos em aquecimento de ambientes e em estradas e rodovias, a energia elétrica pode ser essencial.

Nas residências ou até mesmo em edifícios comerciais, o concreto condutor de eletricidade pode ser usado para aquecer o ambiente, eliminando a necessidade de aquecedores, por exemplo.

Mas como o produto seria necessário nas estradas e rodovias? Mundo a fora, sofremos com problemas com trincas, fissurações e demais deformidades no asfalto. Com a eletricidade, seria possível aquecê-lo, tornando o material levemente maleável e naturalmente corrigindo suas imperfeições.

Já em locais muito frios, o concreto condutor de eletricidade seria capaz de descongelar estradas cobertas por gelo, evitando muitos acidentes de trânsito.

Em seus estudos, os alunos de Engenharia de Civil do Instituto Mauá de Tecnologia já conseguiram produzir um material que chegue a 63ºC e os testes ainda continuam.

As conclusões do projeto foram apresentadas ao público no Instituto Mauá de Tecnologia, nos dias 27 a 29 de outubro, no campus de São Caetano do Sul.

  Mais notícias